Soldagem de Metais: Vantagens e Desvantagens das tecnologias mais utilizadas na caldeiraria industrial
A soldagem de metais é um processo amplamente utilizado no mundo da usinagem de chapas a frio, mas cada empresa pode realizá-lo com diferentes processos e tecnologias, dependendo das necessidades do cliente. Com base nas necessidades do cliente, encontramos diversas soldaduras tanto do ponto de vista estético como no que diz respeito às suas características, custos e tempos de trabalho. Aqui está um breve excurso dos diferentes tipos de soldagem de metais mais utilizados, com vantagens e desvantagens de cada um deles.
A soldagem é a técnica com a qual se realiza a continuidade do material metálico entre as duas peças a serem unidas. A continuidade pode ser obtida essencialmente de duas maneiras:
- Por contato e ligação líquido-líquido, ou seja, fundindo as duas arestas da junta (soldadura laser, soldadura TIG, soldadura MIG/MAG, soldadura por resistência);
- Por contato sólido-sólido, ou seja, sem fusão; neste caso a ligação é obtida por difusão mútua entre os materiais das duas abas, que permanecem sempre no estado líquido.
Soldagem a Laser
A soldagem de chapas a laser pode realizar soldas finas e profundas, extremamente resistentes e, ao mesmo tempo, esteticamente interessantes. Isso é possível porque, diferentemente de outros tipos de soldagem de metais, a soldagem a laser não adiciona material à peça de chapa e raramente cria cordões de solda ou resíduos significativos. Por outro lado, porém, a soldagem a laser precisa de excelentes habilidades para ser executada da melhor forma: o alinhamento das peças deve ser perfeito, assim como as regulagens das máquinas, tornando-se uma soldagem muito difícil: por isso nem todas as empresas que fornecem esse tipo de solda pode garantir que serão executadas corretamente.
Soldagem TIG
A soldagem TIG é o processo de soldagem mais utilizado. “TIG” significa Tungsten Inert Gas e denota um tipo de soldagem a arco que é realizada com o uso de gases e permite aquecer e fundir duas chapas metálicas com ou sem material de enchimento. A soldagem TIG pode realizar soldas resistentes em particular com componentes finos, mas é menos eficaz com componentes mais espessos, pois para obter um resultado é necessário realizar mais de uma soldagem TIG. Uma característica bem evidente da TIG é o seu acabamento. Várias empresas preferem esse tipo de solda por apresentar menor resíduos de soldagem.
Soldagem MIG/MAG
A soldagem MIG/MAG é atualmente o processo de soldagem de metais mais econômico, pois o maquinário para realizar esse tipo de trabalho é pouco expansivo. Quanto à soldagem TIG, requer o uso de um gás inerte no processo MIG e de um gás ativo no processo Mag, mas, diferentemente da soldagem metálica explicada anteriormente, trata-se de uma soldagem contínua a fio. Esta característica torna-o ideal quando é necessária uma alta produtividade, mas o resultado é menos resistente e menos bem acabada como uma soldadura TIG ou uma soldadura de chapa a laser.
Soldagem por resistência
A soldagem por resistência funciona graças ao aquecimento do material ganho com a resistência elétrica e, aplicando uma pressão, pode soldar duas peças de chapa, aquecendo apenas uma pequena parte dos componentes. É um tipo de soldagem de metais muitas vezes automatizada: por esse motivo, a soldagem por resistência é usada principalmente na produção em massa, como no setor automotivo ou na produção de eletrodomésticos.
Na Calado Soluções Industriais você encontrará os melhores profissionais de soldagem e caldeiraria para atender as suas especificações. Não perca tempo! Faça um contato conosco! Teremos o maior prazer em atendê-lo!